A Rede Emancipa é um movimento social de Educação Popular, fundado em 2007, presente em 40 cidades de 8 estados, em todas as 5 regiões do país e no Continente Africano. Ao longo da nossa história auxiliamos milhares de estudantes a furarem o bloqueio do acesso ao Ensino Superior. Além de organizarmos cursinhos pré-universitários, atuamos na Educação de Jovens e Adultos, formação política feminista e antirracista (Emancipa Mulher) e, desde 2017, impulsionamos a Universidade Emancipa, projeto de engajamento de intelectuais, pesquisadores, acadêmicos e profissionais das mais diversas áreas, como espaço de diálogo popular para formação política, pedagógica e cultural.
Construímos espaços de formação e integração com as lutas sociais (moradia, educação, acesso à universidade, cotas, mobilidade, dentre outras), com o objetivo de inserir estudantes de baixa renda nas universidades públicas e lutar contra a lógica exclusiva e meritocrática do vestibular. A Rede Emancipa é uma experiência revolucionária, pois confronta nossos preconceitos que insistem em nos levar para a educação bancária da qual falava Paulo Freire.
O Coletivo Sindical TLS
Trabalhadoras e Trabalhadores na Luta Socialista (TLS) é um coletivo sindical de militantes que atua por um sindicalismo de luta, independente, democrático e enraizado nos locais de trabalho. Atualmente estamos organizados na saúde e na previdência social, na educação do ensino básico ao ensino superior, nos bancários, dos metroviários, nos metalúrgicos e em vários ramos do serviços públicos municipal, estadual e federal.
Construímos uma plataforma em que os trabalhadores sejam sujeitos, para isso deve-se mobilizar por: aumentos de salários, redução da jornada de trabalho, fim das terceirizações, contra as privatizações, fim das novas formas de contratos precarizados, contra ao assédio nos locais de trabalho, contra a discriminação racial e gênero, defesa das mulheres e luta contra o racismo e a transfobia. Queremos a taxação das grandes fortunas, reforma agrária e urbana. Também, estamos do lado da defesa do meio ambiente e pela autodeterminação dos povos.